sábado, 29 de junho de 2013

Parlamento italiano confirma compra de 90 caças JSF



A Itália pretende adquirir 60 jatos F-35A e 30 F-35B (foto acima). (Foto: Lockheed Martin)

O plano da Itália para compra de 90 jatos de combate Joint Strike Fighters (JSFs) sobreviveu a uma rebelião dos parlamentares italianos que buscaram interromper o programa.

Depois que uma moção foi apresentada pela oposição ao programa na quarta-feira, um movimento para aprovação acabou sendo votado autorizando os pedidos existentes, mas com um voto parlamentar sendo necessário para novas compras.

A oposição ao JSF tem se apoiado sobre o aumento dos custos do programa enquanto o país pretende reduzir os gastos do governo – particularmente desde as eleições parlamentares de fevereiro, que viu um afluxo de apoiadores do ex-comediante Beppe Grillo.

Os apoiadores de Grillo – aliado com os membros da ala esquerda do partido SEL e uma série de membros do centro-esquerda Partido Democrata – apresentou a moção para interromper o programa, mas foi rejeitada, 378-178.

Os líderes do Partido Democrata e o partido de centro-direita Pessoas da Liberdade, que formam a espinha dorsal de um governo de coalizão, então criaram uma moção que vou levada ao parlamento para que fossem votadas todas as compras do jato de combate JSF – o que pode ter pouco significado já que a Itália dificilmente vai encomendar mais do que os 90 jatos já autorizados.

Essa moção foi aprovada, 381-149.

O Partido Democrata, que fez campanha com promessas de reduzir os gastos do JSF, apresentou a sua própria moção pedindo um voto em todas as compras – incluindo nos 90 caças já previstos – mas o texto da moção foi então mudado para “novas compras”, após consultas com o partido Pessoas da Liberdade.

Após a votação, o Partido Democrata foi criticado como “hipócrita” por apoiadores de Grillo.

O ministro da Defesa Mario Mauro, disse nesta quarta-feira: “Para amar a paz você precisa armar a paz, e o JSF atende a esse requisito.”

A encomenda do JSF pela Itália foi previamente cortada de 131 jatos para 90 para atender restrições orçamentárias. No atual plano, serão 60 unidades da versão de decolagem e pouso convencionais F-35A para Força Aérea Italiana e mais 30 da versão de decolagem curta/pouso vertical (STVOL) para Marinha Italiana.

Fonte: Defensenews – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário