sábado, 29 de junho de 2013

EUA deporta filipino por tentar contrabandear peças de F-5 para o Irã


Partes de outras aeronaves, como F-4 e C-130, também seriam compradas para essa exportação ilegal, conforme investigação


Autoridades da Imigração dos Estados Unidos deportaram um cidadão filipino por seu papel numa tentativa de exportação ilegal de partes de aeronaves para o Irã. A informação foi dada na quarta-feira, 26 de junho, pela porta-voz do serviço de Imigração, Virginia Kice.

Segundo a porta-voz, o filipino Alfredo Guerrero Esparito, de 41 anos de idade, conspirou para a compra de partes de aeronaves F-5, F-4, C-130, entre outras, destinadas ao Irã.


A conspiração foi descoberta por uma investigação sigilosa em depósito aeronáutico da Flórida (Southward Aviation Supplies). O homem foi preso em janeiro de 2012 e passou 18 meses cumprindo sentença em prisão federal.

A demanda por peças dessas aeronaves no Irã existe porque a Força Aérea daquele país possui diversos aviões de origem americana, comprados ou transferidos a partir dos Estados Unidos quando os países eram aliados, antes da Revolução Islâmica de 1979, quando as relações diplomáticas cessaram. Há embargos para prevenir que o Irã consiga peças para essas aeronaves de forma legal.


FONTE: Associated Press, via Mercury News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)


Nenhum comentário:

Postar um comentário