quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dassault e o Rafale para o Canadá


A Dassault acredita ter a melhor proposta para o Canadá…se esse realmente vier a desistir do F-35.

O Canadá deverá realizar uma concorrência internacional para o seu programa de caças de última geração, conforme informaram fontes da Dassault.

A empresa respondeu ao pedido do Canadá para obter informações técnicas sobre o seu caça multirole Rafale. No início de julho, a empresa vai apresentar os dados contendo os valores da aeronave. A empresa francesa também prepara um pacote de benefícios industriais para o Canadá (off sets), na qual apresentará, ao Governo canadense, em agosto.

O consórcio Rafale Internacional, que consiste na Dassault, Thales e Safran, já consome uma gama de componentes provenientes do Canadá, e se Ottawa mantiver a competição, a empresa gaulesa espera estar em vantagem, sendo relativamente fácil fornecer um amplo pacote industrial.

No lado técnico, o Rafale tem vantagens sobre os potenciais concorrentes, na visão da empresa. A aeronave pode executar todas as missões do F-35 (que o Canadá havia selecionado anteriormente) e pode, segundo um funcionário da Dassault, em alguns casos, executar essas funções melhor do que o caça americano.


O Rafale oferecido seria na configuração equipada com radar de varredura eletrônica, o mesmo que equipa a força aérea francesa. Mesmo o avião equipado com um conjunto completo de sensores de fabricação francesa, links de dados e armas, a aeronave é totalmente compatível com os padrões da OTAN. Se necessário, o Canadá poderia até mesmo integrar outras armas – embora o Rafale já carregue certos armamentos dos Estados Unidos.

A Dassault diz que a França pode fornecer ao Canadá uma aeronave com nenhum risco, com um preço de compra e custos conhecido. Também é uma aeronave que pode ser atualizada facilmente para os próximos 40 anos. “Não há surpresas”, disse a Dassault.

FONTE: flightglobal – TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: AVOKC

Nenhum comentário:

Postar um comentário