Obama promete defender Japão de ataque nuclear
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que poderá recorrer um escudo nuclear para proteger o aliado da ameaça norte-coreana. Entretanto, a Coreia do Sul apresentou novos mísseis em advertência à Coreia do Norte.
Numa conversa por telefone com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, Obama referiu-se expressamente ao “guarda-chuva nuclear” dos EUA na região, como informou a Casa Branca na quarta-feira.
Os líderes dos EUA e Japão concordaram em empenhar-se, conjuntamente, nas Nações Unidas, para a aprovação de sanções mais duras contra Pyongyang. O primeiro-ministro japonês é esperado em Washington para se reunir com Obama no final deste mês.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Japão, Abe telefonou também na quarta-feira ao presidente sul-coreano, Lee Myung Bak.
Os dois países são os que estão geograficamente mais próximos da Coreia do Norte, e sentem-se ameaçados pelo regime comunista de Pyongyang. Os EUA têm soldados estacionados tanto no Japão como na Coreia do Sul.
Voz da Rússi
a
Nenhum comentário:
Postar um comentário