Segundo ministro da defesa do Irã, aeronave é capaz de se evadir a radares
-
Neste sábado, 2 de fevereiro, a PressTV do Irã noticiou a apresentação do novo avião militar avançado iraniano Qaher-313 (Conquistador-313), em cerimônia que contou com a presença do presidente Mahmoud Ahmadinejad, do comandante do Exército, major general Ataollah Salehi, do ministro da Defesa, general brigadeiro Ahmad Vahidi e do comandante da Força Aérea da República Islâmica do Irã, general brigadeiro Hassan Shah-Safi. A cerimônia fez parte das comemorações de dez dias da vitória da Revolução Islâmica de 1979.
O presidente Ahmadinejad destacou que a defesa do Irã não serve a objetivos de “expansionismo e agressão a outros países”, sendo de “dissuasão” por natureza.
Ahmadinejad também afirmou que o caça a jato foi projetado e fabricado totalmente por especialistas iranianos. O Qaher-313 é tido como similar ao norte-americano F/A-18, apesar de sua aparência ser similar ao F-5E/F Tiger II, segundo a reportagem da PressTV.
O bombardeiro monoposto foi construído baseado em tecnologias do estad0-da-arte e conquistas modernas do setor de defesa.
Recentemente, o Irã realizou grandes conquistas neste setor e ganhou autossuficiência em equipamentos militares essenciais, assim como em sistemas de defesa. O primeiro jato de combate produzido pelo Irã é o Azarakhsh (Relâmpago), do qual foi derivado o Saeqeh (Trovão). O primeiro esquadrão dos caças-bombardeiros Saeqeh foi apresentado em um show aéreo em setembro de 2010.
Os jatos Azarakhsh e Saeqeh podem ser vistos nas fotos abaixo, também divulgadas pela PressTV.
Segundo o ministro da Defesa Ahmad Vahidi, o Qaher-313 é “superavançado” e capaz de se “evadir aos radares”.
Falando nos bastidores da cerimônia deste sábado, Vahidi disse que a aeronave tem uma “seção-reta radar muito pequena”, sendo capaz de conduzir operações a baixas altitudes.
O ministro também destacou que materiais avançados e sistemas eletro-iônicos foram utilizados na estrutura da aeronave, acrescentando que ela é capaz de levar avançados armamentos e operar em pistas curtas, com fácil manutenção.
FONTE / FOTOS: PressTV Tradução: Poder Aereo
Nenhum comentário:
Postar um comentário