Cooperação franco-britânica: piloto de Typhoon da RAF sola no Rafale
Na sexta-feira, 1º de fevereiro, foi assinada em Paris a atualização da DOO (Directive Of Objectives – diretiva de objetivos anuais) da cooperação franco-britânica em defesa relacionada a suas Forças Aéreas. A mesma nota da Força Aérea Francesa (Arméee de l’air) que divulgou a assinatura do documento trouxe também a notícia de um marco dessa cooperação: em janeiro, um piloto da RAF (Força Aérea Real britânica) em intercâmbio solou no caça francês Rafale.
O voo solo foi realizado em 17 de janeiro deste ano, no caça Rafale C104 alocado ao Esquadrão de Transformação Rafale 2/92 “Aquitaine”, decolando da Base Aérea 113 de Saint-Dizier. O piloto, tenente Matt Johnstone da RAF, destacou após o pouso: “Fui muito bem recebido na Força Aérea Francesa e estou ansioso em relação aos desafios dos próximos anos. Espero cumprir um papel importante nas relações franco-britânicas. Tive a chance de realizar o primeiro solo no dia do meu aniversário, e mal posso esperar para voltar ao voo.”
Conforme os acordos bilaterais, em setembro de 2012 foi realizado um intercâmbio de pilotos de Eurofighter Typhoon (RAF) e Rafale (Armée de l’air). O piloto francês de Rafale enviado à Inglaterra é o capitão Marc-Aintoine Gérard.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)
Tradução e edição do Poder Aereo a partir de originnal em francês
Nenhum comentário:
Postar um comentário