sábado, 1 de dezembro de 2012

AIEA: Coreia do Norte avança com construção de novo reator nuclear


A Coreia do Norte fez mais progressos na construção de um novo reator nuclear, disse o chefe nuclear da ONU esta quinta-feira, o que pode estender a capacidade do país para produzir material para bombas nucleares.

AIEA Coreia do Norte programa nuclear energia nuclear
Pyongyang "continuou a construção do reator de água leve concluindo praticamente a obra no exterior dos edifícios principais", afirmou Yukiya Amano, director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
Yukiya porém, disse ao conselho director de 35 nações da AIEA que a agência da ONU "continua a ser incapaz de determinar as características do reator ou a data provável para o seu funcionamento".
A Coreia do Norte afirma que precisa de energia nuclear para fornecer electricidade, mas também vangloriou-se da sua capacidade de dissuasão nuclear e negociou tecnologia nuclear com a Síria, Líbia e, provavelmente, o Paquistão.
O reator de água leve está sendo construído na principal central nuclear de Yongbyon, que consiste num reator de cinco megawatts, uma instalação de fabrico de combustível e uma central de reprocessamento de plutónio, onde o material para armas é extraído de barras de combustível irradiado.
A Coreia do Norte foi o primeiro país a retirar-se do Tratado de Não-Proliferação Nuclear em 2003 e negou o acesso da AIEA às suas instalações atómicas, renegando um acordo de Fevereiro para fazê-lo depois de ter anunciado planos para lançar um foguete de longo alcance, em desafio às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

FONTE: VOZ DA RUSSIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário