sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

21 ANOS DO DESMEMBRAMENTO DA UNIÃO DAS RUPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS.

A História da União Soviética começa com a Revolução de 1917 na tentativa de implementar o comunismo em larga escala por Vladimir Lênin, até ao colapso da União Soviética em 1991, quando o seu governo centralizado foi dissolvido. Teve como principais lideres Lênin, Stalin e por fim Mikhail Gorbatchov, a participação da URSS na segunda guerra foi decisiva para a vitoria dos aliados. Teve como marco a invasão germânica ao seu território, e a contra ofensiva a partir de Stalingrado, a partir dai, veio a derrocada alemã, a grande influencia soviética no leste europeu, e o inicio da guerra fria com a construção do muro de Berlim.

A dissolução sovietica


Em 1985 Mikhail Gorbatchov assumiu a secretaria do Partido Comunista, chegando ao poder com projetos de reformas democráticas. O líder atraiu os holofotes quando declarou reduzir a censura, moratória nuclear unilateral, retirar tropas do Afeganistão após nove anos de intervenção soviética e líber tar presos políticos. Para definir sua relação com a sociedade Gorbatchov usou o termoglasnost (transparência) e para definir a necessidade econômica utilizou a Perestroika (reconstrução).

No período que compreende os anos de 1917 a 1990, os soviéticos haviam tido o regime de partido único, o qual controlava a vida de todos os cidadãos. Coma liderança de Gorbatchov, a União Soviética teve uma nova ordem política, com sindicatos livres e pluripartidarismo.

Em 1991, uma forte tensão foi gerada entre conservadores e reformistas. Com isso Gorbatchov deu autonomia às repúblicas, na tentativa de evitar uma guerra civil. Em setembro de 1991, o parlamento votou na dissolução da URSS, e em dezembro Iéltsin declara a independência da Rússia e a formação da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Estava assim extinta a URSS, e no dia 25 de dezembro Gorbatchov renunciou.


FONTE: HISTORIA O MUNDO ( SOMENTE A DISSOLUÇÃO





Nenhum comentário:

Postar um comentário