segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PT e Foro de SP manifestam "preocupação" com suspensão de apuração dos votos em Honduras

Tribunal Supremo Eleitoral decidiu não contar 20% das urnas das eleições do domingo por supostos problemas em atas

 O PT e o Foro de São Paulo divulgaram notas nesta segunda-feira (25/11) em que se dizem preocupados com a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras de suspender a apuração e não incorporar 20% das urnas à totalização dos votos das eleições presidenciais do país, realizadas no domingo (24), A Justiça hondurenha diz que problemas com atas levaram à suspensão.

 

O partido e Foro também expressam preocupação com o fato de o candidato governista, Juan Orlando Hernández, ter se autodeclarado eleito, apesar de a apuração ainda não ter sido concluída. Os petistas se dizem preocupados, ainda, com o reconhecimento de países do continente – como Colômbia e Panamá – da eleição de Hernández..

Os textos manifestam, ainda, solidariedade com o partido Libre e com a candidata Xiomara Castro, que vem sendo pressionada “por setores hondurenhos e internacionais a reconhecer este resultado parcial como definitivo”.
 O PT e o Foro pedem, ainda, que a apuração seja retomada e concluída com urgência, para que todos os votos sejam contabilizados.
Leia a íntegra da nota:

Nota do PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta preocupação com a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras de suspender o processo de apuração dos votos das eleições nacionais realizada ontem no país. Tal suspensão deixa de incorporar cerca de 20% das urnas, sob a alegação de inconsistência nas atas, o que representa cerca de 400 mil votos.

Neste sentido, também expressamos preocupação com o fato do candidato governista proclamar-se eleito antes da conclusão do processo de apuração e com o reconhecimento desta eleição por parte de alguns países do continente com base em resultados parciais.

Manifestamos nossa solidariedade ao partido LIBRE e à companheira Xiomara Castro, que vêm sendo pressionados por setores hondureños e internacionais a reconhecer este resultado parcial como definitivo.

A apuração deve ser retomada e concluída com urgência, de modo que todos os votos sejam contabilizados e que a vontade das urnas seja respeitada.


Rui Falcão, presidente nacional do PT
Iriny Lopes, secretaria de relações internacionais
Valter Pomar, secretário executivo do Foro de SP

 
Leia a íntegra da nota do Foro de SP (em espanhol)

Nota sobre las elecciones hondureñas

La Secretaría Ejecutiva del Foro de Sao Paulo se solidariza con el Partido Libertad y Refundación (Libre) y su candidata y posible Presidenta electa, compañera Xiomara Castro. Expresamos nuestra preocupación ante las denuncias de manipulación de los resultados electorales, corroboradas por los hechos anteriores a las elecciones y las dificultades impuestas a los observadores internacionales. Esperamos que las autoridades investiguen esas denuncias de manera clara y transparente. Llamamos todos los partidos del Foro de Sao Paulo a rechazar las tentativas de fraude y se solidarizar con las y los hondureños y con el partido LIBRE, y apoyar la compañera Xiomara Castro.

Secretaría
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário