sexta-feira, 1 de março de 2013

Sem relação diplomática, Bolívia descarta diálogo com atual presidente chileno

Sem relação diplomática, Bolívia descarta diálogo com atual presidente chileno

Relacionamento entre os dois países piorou neste mês, com a prisão de três soldados bolivianos em território chileno

Agência Efe
Relação entre Bolívia e Chile piorou no último mês, com a prisão de três soldados bolivianos que foram soltos hoje

O governo da Bolívia afirmou nesta sexta-feira (01/03) que as relações do país com o Chile permanecerão “em ponto morto” e sem possibilidade de aproximação até o fim do mandato do presidente chileno, Sebastián Piñera.

“O governo considera que as relações com o Chile estão em ponto morto até que o presidente Piñera continue no cargo. Não existe possibilidade nem de diálogo, pelas tensões que foram produzidas desde que Piñera entrou no governo e interrompeu a aproximação entre os dois países, que ocorria no governo de Michelle Bachelet”, afirmou a ministra boliviana de Comunicação, Amanda Dávila.

O presidente Evo Morales também deu fortes declarações sobre o Chile, país com o qual a Bolívia não mantém relações diplomáticas. Morales disse que o país vizinho deveria “pedir perdão” aos três soldados bolivianos que foram detidos por entrarem armados em território chileno sem permissão. Eles argumentam que estavam perseguindo contrabandistas.

Para o governo boliviano, as três prisões foram uma maneira do Chile retaliar o país pela sua demanda marítima em diversos foros multilaterais.

A relação entre os dois países é turbulenta desde 1879, quando a Bolívia perdeu sua saída para o mar em uma guerra com o Chile. “Existem feridas profundas entre os países e os povos também sentem isso”, afirmou Dávila.

Durante o governo de Bachelet, foi criada uma agenda de 13 pontos para aproximar os dois países e dar uma solução conjunta sobre a saída marítima boliviana, mas Piñera abandonou tal iniciativa. O Chile fará eleições presidenciais em novembro deste ano.

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário