domingo, 28 de abril de 2013

Rússia vai promover as tecnologias Glonass em novos mercados


RIA Novosti



Nos próximos anos, a Rússia irá consolidar as suas posições no mercado de serviços de posicionamento global, utilizando para isso o Sistema Global de Posicionamento por Satélite, chamado Glonass.


O seu funcionamento realiza-se graças a um conjunto de satélites. O processo do seu aperfeiçoamento e modernização tem um caráter ininterrupto. O último passo neste sentido foi o lançamento de mais um satélite da série Glonass-M, a partir do cosmódromo de Plessetsk.

Agora este conjunto inclui 29 satélites. 23 deles, da série Glonass-M, funcionam no quadro do Sistema de Posicionamento Global. Quanto à produção de receptores do sistema de posicionamento, em 2012 a sua saída no mercado russo quase duplicou . Durante o ano em curso, no país serão levados a cabo vários grandes projetos de introdução de tecnologias Glonass. Todavia, o presidente da parceria não-comercial Glonass afirma que chegou a hora de apresentar estas tecnologias nos mercados prioritários internacionais dos países da Ásia, África e América Latina.

“A Índia declarou há pouco que deseja participar da realização do programa Glonass na qualidade de investidor. Além disso, ela pretende desempenhar o papel de parceiro tecnológico no processo de criação do próprio sistema. O mercado indiano cresce rapidamente e faz lembrar o mercado russo de há 6 ou 7 anos, quando o nível de desenvolvimento da cartografia ainda era insuficiente e a difusão das tecnologias de telecomunicação ainda era pequeno. Esperamos que o mercado de sistemas de posicionamento global deste país cresça significativamente. Podemos oferecer tanto soluções corporativas para a polícia, sistemas de transporte de passageiros e sistemas informativos, assim como produtos interessantes para os mercados de consumo. O mercado brasileiro é muito bem desenvolvido no plano de serviços de busca com base nos sistemas de posicionamento. Mas, quanto ao segmento do posicionamento global, este mercado apenas começa a evoluir. Podemos oferecer-lhes soluções interessantes para o posicionamento pessoal na base do sistema Glonass-GPS. Eles estão interessados também em nossos terminais especializados”.

No continente africano estão bem desenvolvidos os sistemas de direção dos sistemas de transporte, idênticos aos que se utilizam também na Rússia. Por isso, os parceiros têm o que oferecer no tocante a serviços de software e sistemas, instalados a bordo. É de se notar que o sistema Glonass não precisará concorrer com o GPS, dado que o mundo inteiro utiliza já há vários anos equipamento que permite a utilização dos dois sistemas, o Glonass-GPS. A companhia russa Transas tem promovido com êxito os produtos de alto conteúdo tecnológico, na base de respectivas pesquisas tecnológicas de Glonass, para os transportes marítimos e fluviais, – informa o presidente desta companhia Konstantin Lebedev.

“Se desenvolvermos o sistema Glonass somente no território da Rússia, a sua eficiência será de uma ordem mais baixa. A partir de janeiro deste ano, todos os nossos sistemas que fornecemos para o estrangeiro estão munidos da aparelhagem Glonass–GPS. Hoje em dia esta companhia controla mais de 30% de todo o mercado mundial de sistemas de posicionamento, utilizados nas marinhas mercantes. Trata-se, portanto, de um passo importante destinado a fazer que os consumidores estrangeiros conheçam a tecnologia Glonass”.

Nos próximos anos as companhias russas, que lidam com as tecnologias Glonass, irão aumentar a sua presença no mercado mundial de sistemas de posicionamento global. Na Rússia existem numerosas companhias que dominam, da mesma maneira que a Transas, as tecnologias de ponta e elas devem marcar a sua presença o mais rápido possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário