sábado, 1 de dezembro de 2012

Diante do baixo resultado do PIB, Mantega diz que novas medidas de estímulo serão anunciadas


Ministro da Fazenda antecipa que ações no âmbito do financiamento deverão ser divulgadas na próxima semana

Apesar de considerar abaixo do esperado, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou nesta sexta-feira, na capital paulista, que está satisfeito com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6% no terceiro trimestre, em comparação com os três meses anteriores, divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, confirmou que novas medidas de estímulo estão sendo preparadas.
– A taxa não foi tudo aquilo que esperávamos, mas estamos na direção certa – avalia.
Mantega anunciou que o governo federal, como forma de continuar estimulando a economia, tomará novas medidas de incentivo. Segundo ele, essas medidas serão no âmbito do financiamento. O anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias.
– Vamos deixar para a próxima semana – disse.
Mantega salientou que a reação da economia brasileira durante os últimos trimestres reflete a recuperação de todos os setores econômicos. Porém, o crescimento do terceiro trimestre foi aquém do esperado.
– Não foi tão alto quanto esperávamos. Nenhum analista previu um crescimento inferior a 1% – disse.
Mantega referia-se às cerca de 40 consultorias que realizaram previsões a respeito do PIB.
A surpresa nos dados do IBGE, para o ministro, foi o desempenho do setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB nacional.
– A sua variação afeta o PIB e teve crescimento zero – afirmou.
Para o quarto trimestre, o ministro prevê um crescimento de 1% na economia e, para o próximo ano, o PIB deverá crescer 4%.
FONTE: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário